Incêndio Florestal no Morro do Anhangava, o período é de ALERTA!


   ALERTA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS!






    Convivemos com o problema de incêndios florestais a décadas, na minha primeira ida ao Morro do Anhangava, final de 79, um grande incêndio devastou a região destruindo espécies nativas primárias, matando, desalojando animais e danificando as fontes dos recursos hídricos, tudo preto, tão queimado que até a gente chegava em casa fedendo fumaça, virado em um carvão.

   O período é propício para ocorrência de incêndios na serra, apesar de não ter havido geadas neste ano, tivemos e estamos tendo uma grande incidência de calor com a vegetação secando rápido e abastecendo possíveis fontes das ignições de novos focos.
   A aptidão do material seco com o calor, podem desenvolver variados danos ambientais econômicos e sociais na região, como por exemplo um vento forte na direção Leste, poderia dizimar com a Borda do Campo onde vivem muitas pessoas, principalmente as que habitam casas de madeira, bastante comum por lá. Em pelo menos dois grandes incêndios na face oeste do Morro, pessoas tiveram que correr para cima na trilha e dar a volta pelo Morro Samambaia para fugir do fogo.


Morro do Anhangava , após Incêndio Florestal - Década de 80 - Glaucio Shownka

   Por isso, entre outros motivos retomamos o ALERTA DE INCÊNDIOS, recomendando que ao sinal de fumaça, verifiquem a dimensão, localização exata e acionem o Corpo de Bombeiros, o Posto do IAP na Borda do Campo ou mesmo entidades Voluntárias como a AMO BAITACA, FEPAM, CPM, AMC, o importante é ser rápido para se combater no inicio porque depois que o fogo se alastra pode ser tarde.
   Nos ultimos 10 dias tivemos noticias de fogo no Morro, uma área no cume frequentada por pessoas acampando na "Noite da Lua Azul", um ponto na Pedra da Aderência causado pela queima de propósitos religiosos, outro ponto no Campo da Asa Delta pelo mesmo motivo e ontem nos Castelinhos, portanto, o fogo não é bem vindo, se todos colaborarem lembrando das bitucas de cigarro, cacos de vidro, velas e fogueiras abandonadas acesas poderemos tentar minimizar o problema. Lembrando também em dias de ventos soprando do quadrante  Oeste os balões com fogo também

podem ser uma ameaça.


Pedra da Aderência

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/incendio-atinge-morro-do-anhangava-4nvca1pimbno7cwseh546m5uu

   SE TODOS CUIDARMOS, VEREMOS MUITO E MUITOS VERÃO!

Julio Nogueira


Comentários

  1. Propósitos religiosos... Se é o que to pensando, não é bem religioso o propósito...

    ResponderExcluir
  2. Preparem - se. O bicho vai pegar logo logo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários sempre serão bem vindos!

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!