Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!


 
 Morro do Anhangava - Obra de Renê Tomczak 
 
   Localizado na Serra da Baitaca, o Morro do Anhangava faz parte do bioma da Mata Atlântica, formada predominantemente pela Floresta Ombrófila Densa, de baixa, média e alta montana onde o desenvolvimento de espécies endêmicas retratam a diversidade da Flora e Fauna local. O relevo sobre o solo é visivelmente dobrado e apresentam desníveis entre as cotas 800 a 1400 metros sobre o nível do mar. Formado por rochas alcalinas, suas escarpas com ângulos superiores aos 75 Graus formam paredes com agarras naturais, fendas e chaminés deram ao morro o status de melhor e mais antiga Montanha Escola do Brasil para pratica do Montanhismo em suas diversas modalidades.
Morro do Anhangava visto do Baitacão Adventure Park - Foto Julio Nogueira -2013
 
  
 
Via Chaminé do Corvo - Escalador Thiago Mayer -  Foto Vinícius Salzbron Correia - 2013.

 
Pedra do Bidu Noturna - Foto Lineu Filho 2013.
 
 
Morro do Anhangava - Fenda de Mão - Foto Felippe Bozza Escalador Angelo Kummer - 2013
 
Caminhada no Morro do Anhangava - Foto Dennis Julian 2013.

 

Roberta Nunes na Via Jocasta - Foto Marcio Bortolusso 
   A face Oeste do Anhangava é a porta de entrada dos visitantes e também de decolagem dos Paragliders (Parapentes) e Asas Delta, onde as melhores performaces conquistadas nas duas modalidades foram os voos entre o Morro do Anhangava e o Municipio de Morretes. 

 Morro do Anhangava - Imagem Piloto Parapente Fausto Alvarez.
 Curitiba vista em Voo de Parapente no Morro do Anhangava - Foto de Rafael Wojcik
 
 Voo de Parapente no Morro do Anhangava - Foto Cintia Souza 2013.

 

 Voo de Parapente - Foto Piloto Fausto Alvarez com  Julio Nogueira voando Escalador na Via Sai de Baixo, ao fundo. Voo Anhanhava Morretes: http://www.youtube.com/watch?v=NxUiwuoUTvg


Rafael Oliveira na Via Los Tres Amigos, Piloto Fausto Alvarez - Foto Dinnfer Reatto 2006.
Pedra da Aderência - Foto Cintia Souza 2013.
 
 
 
Morro do Anhangava - Foto Helton Boaron, Território Equipamentos
 
 
 Morro do Anhangava - Foto Renata Leite Pitmann 2013
 
 
Escala Técnica no Morro do Anhangava - Foto Cintia Souza 2013.
    Aos pés do Morro Anhangava temos um complexo de rochas afloradas chamado Castelinhos, antigamente escalavamos naquele Sitio eventualmente. O local vem sendo revitalizado por um Grupo de Escaladores que podem ser encontrados no facebook no Grupo Castelinhos do Anhangava. Atualmente eles estão realizando a abertura e mapeamento dos setores e vias existentes no local, bem como recuperação e sinalização de trilhas, além de outras atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo.
 
Morro do Anhangava Visto dos Castelinhos - Foto Roniel Fonseca 2013.
   Sobre o local o Escalador e Geógrafo Thiago Nunes decreve:
                                  UM POUCO DE HISTÓRIA DOS CASTELINHOS

            Os primeiros lances foram abertos no Setor do Meio na década de 80, mas especificamente no Bloco nas Fendas, onde os moradores do Anhangava (Chiquinho, Ingo, etc.) escalaram em móvel e Top Hope.
Já os primeiros boulders foram abertos na década de 90 no Setor de Cima, onde escaladores de Quatro Barras (Esequiel, Dorival, etc.) e Piraquara (Carlera, Rogeba, etc.) abriram os primeiros lances no Bloco do Caverna, Piano e Rala Punho. Posteriormente (2005) foram abertos os lances do Setor de Baixo, por escaladores de Curitiba (Camuza, Betones, Briones, Jonatt, Alessando, Paulo, etc.) e do Anhangava (Tomy e Flora).
    Nesta época também constatou-se que o local deveria passar por algumas adequações visando melhorar o acesso e bases dos blo...
cos, para isso foram consultados alguns autores que citam que as trilhas necessitam de uma manutenção constante para minimizar os impactos que venham a ser provocados pela visitação (ANDRADE, 2005) e afirmam que o manejo e a manutenção de trilhas devem ser freqüentes, uma vez que o ambiente natural é dinâmico (LECHNER, 2006). A principal solução para os problemas nas trilhas envolve o aumento da habilidade da trilha para suportar o uso, através da melhoria do planejamento e obras de engenharia compatíveis com o objetivo do caminho (COLE, 1991). Então foram definidas as intervenções a e organizadas as ações com os principais frequentadores da época.
    Após esta adequação surgiram os primeiros eventos como: a Abertura da Temporada de Montanhismo de 2011 e a comemoração do Dia das Mulheres em 2012 e 2013.
    Com o fluxo de boulderistas aumentando, constatou-se que algumas agarras chave de estavam prestes a quebrar, e iniciou-se um processo de colagem das agarras duvidosas com Sika. Neste momento também foram coladas algumas agarras para fazer alguns boulders SDS e aberto novos blocos como o Medida Compensatória." 
 


                                                           Boulder nos Castelinhos - Masmorra V4 — com Flávio Cantéli                                                     Foto: https://www.facebook.com/groups/Castelinhos/


Camila Macedo no Boulder Melhor Deixe V6 – Anhangava 
Foto: www.campobase.esp.br.bmp


Boulder nos Castelinhos - Resta Um V7 - Foto www.escaladabrasil
   O Meio Ambiente sofreu muito com a exploração das riquezas naturais em diversos ciclos, do Ouro, da Madeira e da Pedra, porém nos ultimos 20 anos com a colaboração de Clubes, Associações, Federações Esportivas, Moradores Locais, Montanhistas e Pilotos de Parapente, apoiam o poder Público (IAP, BPFLOR, Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil,  órgãos públicos e colaboradores anônimos.
   Vista Panorâmica do Morro do Anhangava com Pico Paraná ao Fundo - Foto Hilton Benke 2013.
   Considerada Montanha Escola do Montanhismo e dos primeiros Voos em Montanhas, o Morro do Anhangava também é um atrativos aos Excursionistas que gostam de Passear na Natureza!


Anhangava Foto Filipe Augusto Moro
 

Morro do Anhangava - Obra Rosangela Grafetti
 
 
Morro do Anhangava - Foto Refugio 5.13
 
 
 

Comentários

  1. Lindas fotos! Ótimo conteúdo! valeu se puder veja algumas fotos minhas dai: www.brodinho.blogspot.com
    amo esse lugar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seus comentários sempre serão bem vindos!

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!