MONTANHISTAS ESCALAM 500 METROS DE ROCHA NO MORRO DO ANHANGAVA!


     Seria um BIG WALL podemos assim dizer se empilhássemos as escaladas que variam em média 20 a 60 metros, no Morro do Anhangava, por isso decidimos lançar o DESAFIO 500 Metros de Escalada em UM DIA, no Programa Na Mochila do facebook.
 
 

   Repercussões houveram de todos os lados, tanto proativas quanto negativas e alguns vendo isso tudo como um "apelo" promocional, o que não é verdade porque somos pequenos e sobrevivemos financeiramente basicamente da ocupação das 20 vagas no Estacionamentos nos finais de semana atividade da qual somos gratos aos Amigos do Baitacão que utilizam o espaço!
   Como Montanhista sempre busquei a evolução, mas não só a minha como principalmente do Montanhismo, com ênfase na Escalada Técnica em Rochas, acredito que sem renovação tudo morre estagnado ou por abandono. No desafio proposto lançamos aos Escaladores, a oportunidade de testarem sua resistência fisica, tática, técnica e relacionamento com os companheiros para evoluírem seus projetos em desafios ainda maiores, todavia, preparados para isso!
   Pasmem mas este tipo de auto-avaliação já era feita por nosso grupo da "turma de 80", que herdamos dos Escaladores da década 70 Bito e Leonel Mendes, entre outros. Acordávamos cedo víamos o Morro do Anhangava como uma expectativa de que treinando ali, estaríamos melhores preparados para escalarmos grandes paredes.
   Da divulgação do Desafio até hoje tivemos a confirmação de somente 5 cordadas se habilitando para tentar escalar os 500 metros, já é uma prova de que a Escalada Esportiva merece seu destaque porque é praticada pela maioria dos escaladores. O Montanhismo Técnico sempre foi e será para a minoria dentre o universo de escaladores, isto porque exige uma determinação para sua pratica, principalmente quando falamos de paredes com mais de 300 metros e temos muitas aqui no Brasil.
   É com grande prazer que cumprimentamos os Escaladores Bruno Lespinasse, Estela Yamamoto e Jefferson Bellenda por conquistarem este desafio, seus prêmios estarão a disposição tão logo tenhamos a confirmação técnica sobre o material recebido  analisado.
  
Sobre a atividade Bruno descreve:

" Big Wall do Anhangava, 517 metros escalados, iniciamos as 10:15 e encerramos as 00:30 resumidos em 14 vias, 17 cordadas, 16 rapéis, 3 litros e meio de água engeridos por pessoa, muuuuuuuuuita dor no corpo, e a sensação de realização de um super desafio, escalar uma grande parede no Morro do Anhangava, valeu Julio Nogueira pela brincadeira do desafio que se tornou realidade, Jefferson Bellenda eEstela Yamamoto pela super parceria na sede, calor, sol, cansaço e risadas e Marco Snakinho Piffer por ter desenvolvido a super borracha que aguentou tranquilo a escalada no granito abrasivo e fervendo de quente do Anhangava! Booooora tigrada repetir a empreita, vias do Big Wall na ordem que escalamos:
-Parece mas não é 14m;
-Paliteiro da via Professor 20m;
-Saí de lado 55m + 50m;
-Imposto de Renda 50m +30m;
-Saí de Baixo 43m + 45m;
-José Peon 20m;
-Sétimo dia 28m;
-Rs 27m; 
-Monica 23m;
-Solanjaca 24;
-Andorinhas 16m;
-Caninana 25m; 
-Luar do Sertão 23m; "

 
 
Bruno Lespinasse, Jefferson Ballenda e Estela Yamamoto, todos com menos de 10 anos de escalada e mandam 500 metros em um só dia. Parabéns pessoal!
 
 
   Agradecemos o apoio do Programa na Mochila, Conquista Equipamentos, Adega Dom Divino, Revista Montanhas e Escola de Parapente Vento Norte, parceiros do Baitacão Estacionamento. Também as Escolas Marumby Montanhismo, Salamandra e Gente de Montanha que ofereceram seus serviços para orientarem os escaladores.
 
   O Pequeno Morro do Anhangava proporcionou um dia de Escalada com 500 metros em 14 vias, isto no Verão, imaginem que ele tem mais de 100 rotas conquistadas. Desejamos Feliz Ano Novo e Boas Escaladas para todos em 2014! Foto: Roniel Fonseca.
 
 
   
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!