Sol, Cicloturismo, Escaladas, Caminhadas, Tensão e Alertas sobre Perigos de Incendios e a situação de risco que passam Alunos mal instruídos e algumas crianças na Escadinha da trilha frontal no Morro do Anhangava! Revisão da Previsão Baitacão, tarda mas não falha e está recheada de novidades!


  

 

Final de Semana no Morro do Anhangava

   Lamentavelmente deixamos de postar a revisão do final da semana passada e a Previsão da ultima sexta feira, postada pelo FACE:

" Por problemas técnicos não pudemos postar no BLOG BAITACÃO, a Revisão sobre o ultimo final de semana e tão pouco a PREVISÃO do Tempo para o Morro do Anhangava no Proximo Final de Semana. Nem por isso vamos deixar de informar:
Morro do Anha
ngava - 07 e 08 de Setembro de 2013.
* Sol com algumas nunvens, não chove. Vento E sem condições de decolagens.
Bom para Pedalar, Escalar e Caminhar, mas cuidado, avisamos aos menos experientes que na semana passada quase uma criança se matou nas escadinhas da trilha principal, saiu das escadas e foi pela pedra, escorregou sendo salvo pelo Guga (Wilson Mendes) que o agarrou pela mochila, do contrário teriamos provavelmente a primeira vitima fatal, estatelada perto do Boulder Capitão Caverna, se liguem moçada e não larguem as crianças nem dê sopa pro azar...
Habituais pedidos para vigilancia para os Incendios Florestais e degradações ambientais!
Bom Final de Semana para Todos e até segunda! "

   O resultado foi mesmo comprovado com o Sol que esteve presente nos últimos dois finais de semana no Morro do Anhangava. Só não deu voo, mas rolou caminhada e escalada em todos os cantos da Baitaca. Abaixo tem uma Bateria de Fotos dos amigos do Baitacão se fartaram, desculpe ai os amigos que faltaram mas se tiverem, mandem as imagens que publicaremos também!
 

 
 
 
 
 
Esta merece destaque, o casal alcançou a maior conquista do ano!
 
   Felizmente todos se divertiram e não fomos informados sobre acidentes ou incidentes envolvendo os visitantes no Morro mas temos dois fatos relatados que indicam a imediata necessidade de intervenção do IAP para alertar e orientar os visitantes quanto aos riscos e normas de conduta dentro da unidade de conservação Parque Estadual da Baitaca.
   Repetiremos a ocorrência mais extrema que aconteceu na semana passada, uma criança quase se matou nas escadinhas da trilha principal, saiu das escadas e foi pela pedra, escorregou sendo salvo pelo Guga (Wilson Mendes) que o agarrou pela mochila, do contrário teriamos provavelmente a primeira vitima fatal, estatelada perto do Boulder Capitão Caverna. Outra situação perigosa aconteceu com um menino que estava "a cavalo" nos ombros do Pai, subindo as escadas de ferro aos prantos de medo e o cidadão parecei nunca ter subido por ali. Melhor seria se estas pessoas com crianças e sem experiência e equipamentos adequados de segurança, subam o morro pela Trilha da Asa Delta.
  
  
 Segurança e conforto, é disto que as crianças precisam!
 
   Com a difusão do Esporte, a Escalada vem ganhando cada vez mais adeptos e com isto é natural que apareçam oportunidades para profissionalização de novos Instrutores e novas Escolas que utilizam o Morro do Anhangava como campo de treinamento, no entanto finais de semana o Morro do Anhangava tem sido muito frequentado por muitos Escaladores de várias partes do Paraná e também alguns estrangeiros o que acaba resultando em um congestionamento nas vias básicas. Recomendamos a todos os iniciantes no esporte que consultem Instrutores e Escolas habilitadas junto à FEPAM e CBME para sua maior segurança. 

  
  Policia Militar presente no Morro em rondas com veículos e também circulando pelas trilhas, tem dado resultado e estamos a mais de dois meses sem ocorrências desta ordem. Também os incidentes nas trilhas deram uma trégua e tudo está em Paz. Para melhorar um movimento de mutirão para limpeza, reflorestamentos e trilhas deverá acontecer ainda neste mês de setembro, ainda não sabemos qual Associação ou Clube de Montanha está coordenando esta atividade no Anhangava, mas ao que tudo indica a AMC - Associação Montanhihstas de Cristo foi quem adotou o Morro no Programa "Adote uma Montanha", a CBME divulgou as informações:
 
 
 
 
 
 
 
FOTO DESTAQUE

Represa do Irai e Curitiba vista do Morro Anhangava Foto Filipe Augusto Moro - 2013
 
 
   A primeira turma do Curso de Cicloturismo promovido pela Alpamayo Equipamentos, ministrado pela experiente Maria Cristina Hartamann (chica) foi muito bom e todos aproveitaram bem as instruções e passeio. Após uma conversa teórica eles partiram para uma pedalada na região de Quatro Barras. Além de aprender muito todos se divertiram, o próximo curso será no mês de Outubro e já tem inscritos, posterioremente iremos divulgar.
Os alunos do Curso aproveitaram as experiências da Chica e ao mesmo tempo se divertiram pedalando na região de Quatro Barras.
 
 
   O escaladores Esportivos são reconhecidos facilmente quando vemos alguém carregando uma mochila de assalto, um par de tênis e magnésio, além de sempre estarem carregando um colchão de segurança, conhecido como Crasch Pad. Na maioria das vezes observamos que a Alto Estilo está em todas as melhores vias de Boulder do Anhangava e Castelinhos.
 
Alto Estilo é uma marca reconhecida por todos os Escaladores do Brasil!
 
 
   Nesta semana compartilhei algumas tristezas que vimos acontecer na Serra, o fogo destruiu neste ano ecosistemas importantes na Serra do Mar, Pão de Loth, Pico Paraná e Quiriri foram os ecótonos mais prejudicados. Em pouco tempo importantes espécies animais e vegetais endêmicas naquele bioma, matou de destruiu o que a natureza levou milhares de anos para criar, em todos os casos se não fosse a intervenção divina de São Pedro, talvez nossa bela Serra do Mar tivesse virado um Inferno de Chamas devoradoras, culminando numa tragédia com perdas irreparáveis.
  Continuamos insistindo para que todo mundo colabore e fique atento aos sinais de fumaça na Serra, lembrando a todos que no Parque Estadual da Baitaca e demais regiões da Serra do Mar, o FOGO ESTÀ PROIBIDO!
 
Area Incendiada no Pico Paraná - Foto Montanhista e Piloto Rafael Wojcik - 2013
 
 
   Sexta feira se a nossa maquina "pau véia" funcionar normalmente, tornaremos a postar a PREVISÃO DO BAITACÃO para o próximo final de semana.
 
 
Abraços,
 
JN
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!

Ao contrário do que muitos pensam, as crianças vão poder Pedalar, Caminhar e Escalar neste final de semana, mas tem que chegar BEM CEDO no Anhangava para aproveitar!

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!