Tempo Ruim não desanima Escaladores teve gente Caminhando no Morro do Anhangava neste final de Semana.

Obrigado Combatentes do Fogo!
 
 
 


   

 
   Nossas homenagens aos Bombeiros e Voluntários da Brigada da FEPAM e Montanhistas Independentes, pela inicitativa que tiveram para combater o Incendio Florestal no Pão de Loth na semana passada e também pelas heroicas batalhas que travaram contra o fogo na Serra do Mar no passado:
 
 Este Filme tem tudo haver com heróis!
 
 
 
   Ninguém deve confiar plenamente nas previsões do tempo, principalmente na Montanhas onde ocorrem alguns fenômenos microclimáticos que podem nos induzir ao erro de avaliação. Nem mesmo a PREVISÂO DO BAITACÃO é confiável, pela terceira vez neste ano nos enganamos quanto a presença de Sol no Morro do Anhangava durante o final de semana!
   Novamente tivemos mais chuvas do que era previsto, esta é a segunda vez que isso acontece neste mês, a primeira foi na noite do incêndio no Pão de Loth onde estava era esperado uma precipitação baixa e felizmente choveu muito naquela noite a ponto de apagar o fogo. Desta vez não foi diferente, os esperados 2 mm foram superados por uma chuva torrencial, principalmente na noite de sábado para domingo, mesmo assim teve gente que aproveitou. 







  O movimento de pessoas no Morro foi muito baixo e o Anhangava ficou encoberto por nuvens na maior parte do tempo, mesmo assim alguns Montanhistas e Escaladores mais arrojados enfrentaram o Frio e a Chuva para Caminhar e Escalar no Morro, como era previsto. A Aventura inusitada ficou por conta da dupla Felipe Nóbrega e do nosso amigo bombeiro Rafinha, os dois decidiram ir ao cume pelo Campo das Panelas na chuva mesmo e foram. A mesma dupla protagonizou a escalada da via chamada "BUNDA" (nome dado pelos conquistadores devido à sua semelhança com aquela região glútea), isso seria até normal se não tivesse sido as 23:00 horas com chuva e neblina! Nova geração de aventureiros despontando em 2013.

Felipe e Rafinha, Prontos para a Roubada!
 
Felipe e Rafinha, na Roubada!
 
São e Salvos!
 

    Ao mesmo tempo que o tempo enferruscado espantou a maioria dos frequentadores do Morro do Anhangava, tivemos uma umidade alta que ajuda a prevenir os Incendios Florestais, uma vez que a Floresta está muito seca devido às geadas sofridas alguns dias atrás. Mesmo assim continuamos no ALERTA para VIGILÂNCIA sobre possíveis focos de incêndio na Serra do Mar Paranaense.
 
Fogo no Pão de Loth - Foto postada por Adnan Brentan que informou: "Quem deu o alerta foi o Márcio Olesko que trabalha lá!"
 
Durante no dia do Incendio - Foto Harvey Schlenker - Agosto 2013
 
Fogo no Pão de Loth - Foto Lineu Filho tirada de Curitiba, Paraná - Jornal Tribuna do Paraná
Fogo no Pão de Loth, Foto de Rafael Nogaroli na noite do Incendio!
 
 

 
Face Norte do Morro Pão de Loth após o Incendio - Foto Felipe Esdras - Agosto 2013
 
   Tempo ruim, movimento baixo mas os Projetos continuam acontecendo em Quatro Barras com  IAP - Instituto Ambiental do Paraná trabalhando no Plano de Manejo e na discriminatória fundiária do Parque da Baitaca, a Prefeitura Municipal de Quatro Barras focando esforços para o desenvolvimento do Turismo, através do seu secretário de Turismo, sr. Leverci Silveira Filho e seus colaboradores, algumas associações, Clubes de Montanhismo e entidades que reúnem moradores locais também estão desenvolvendo seus projetos que envolvem preservação, prevenção de incêndios, turismo aventura e implantação de estruturas adequadas para atender os visitantes.

01) Postagem de Dennis Julian no Facebook:


" Ontem (13/08) estivemos na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, entregando em mãos um baixo assinado ao secretário em exercício, pedindo a ele a criação da Estrada/Parque da Serra da Baitaca. Novas reuniões deverão acontecer, quando será de grande valia a presença de mais representantes. Valeu em nome de todos que participaram desta ação. "Um passo a frente e não estamos no mesmo lugar. (CS)" — com Goura Nataraj. "

  Ainda sobre o assunto a Dra Renata Leite Pitman, Presidente da AMO BAITACA de autoria do referido projeto escreve:
" Quem ainda não assinou a petição, ainda da tempo: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N36168"

02) Reportagem sobre o Parque Estadual da Baitaca exibida na Rede Globo de Televisão: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fpr%2Fparana%2Fparanatv-2edicao%2Fvideos%2Ft%2Fcuritiba%2Fv%2Fparque-da-serra-da-baitaca-ja-virou-parque-mais-ainda-nao-e-area-de-dominio-publico%2F2713472%2F&h=HAQFnXUWJ&s=1

03) Empreendedorismo em Quatro Barras:
 
 
04) Turismo em Quatro Barras:
 

 
PARCERIAS BAITACÃO
01) Produtos Alto Estilo a venda na página www.altoestilo.com - faça sua compra, agende conosco e passe no Baitacão para apanhar o seu brinde especial.

02) Curso de Cicloturismo Alpamayo - Para pessoas que desejam viajar de bicicleta com segurança, ministrado por Maria Cristina Hartmann (Chica), com larga experiência no assunto.

03) Curso para Pilotagem de Parapentes: Ministrado por Marcio Lichtnow, Piloto Instrutor, proprietário da Escola Vento Norte. Palestra para Apresentação do Curso, dia 22 de Agosto de 2013, 19:30 - Confirmar presença pelo e-mail jcngeo@hotmail.com ou no facebook do Baitacão Adventure Sport Park.

04) Curso de Montanhismo para Pilotos de Parapente: Este Curso foi montado pela Escola Salamandra de Joinvile, pelo instrutor Daniel Casas e pretende preparar os Pilotos de Parapente para tornarem-se Montanhistas, viabilizando as Escaladas e Voos com Parapente;

05) Curso de Técnicas Verticais para Pilotos: A Escola Marumby Montanhismo é uma das escolas mais tradicionais do Paraná, o Montanhista e Instrutor Ronaldo Franzem Junior (Nativo) montou um escopo exclusivo para ensinar os Pilotos a saírem de situações difíceis, como pousos emergenciais sobre as copadas de árvores. Acreditamos que depois deste curso todos aprenderão sair sozinhos destas situações.

06) Mochilas e Botas Usadas em bom estado, com ótimos preços, na coluna Classicão do Blog ou no grupo do Facebook.
 
   Vamos aguardar o que o tempo nos reserva para o próximo final de semana, sexta-feira tem a PREVISÃO DO BAITACÃO.
 
Abraços,
 
JN

 
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...