Esta semana foi FOGO, nada como um final de semana de aventuras para relaxar - PREVISÃO BAITACÃO

  
 
Incendio Florestal no Morro Pão de Loth - Agosto-2013 - Foto Harvey Schlenker
 
 O tempo do próximo final de semana no Morro do Anhangava promete algumas aventuras mas também limita a pratica de algumas atividades. A perspectiva de precipitação baixa (2mm) não indica o horário nem sua intensidade, mas garante Sol entre nuvens em determinados momentos neste final de semana, a direção dos ventos não favorecem a pratica do Voo Livre.
Climatempo Quatro Barras
 
 
 
WindFinder - Morro do Anhangava
 
   Podemos prever um aproveitamento para pratica de Caminhadas, que aliás tem trazido muitos Montanhistas e também pessoas menos especializadas que são os adeptos do Turismo Aventura, sozinhos ou em grupos acompanhados por Guias responsáveis pela sua segurança. O Morro do Anhangava tem duas alternativas de acesso, seja pelo posto do IAP II, seja pela Borda do Campo na entrada da Base principal do IAP onde passam a maioria dos visitantes, por nossa entrada aqui no Baitacão o fluxo é no máximo 30 % de todo movimento no Morro, este caminho é mais frequentado por Montanhistas e Pilotos de Parapente.
   Aos Escaladores a perspectiva do Sol aparecer dá a esperança de poderem realizar muitas vias, entre pelo menos as 200 existentes, no leque farto que o Anhangava oferece para treinamento e condicionamento físico.
Gaston Rebuffat
 
   Meus colegas Pilotos vão ter que deixar as "asas de molho" porque não há previsão de vento favorável. A pressão desta vez virá de Leste-Sudeste e não temos rampas nem voos realizados para aquele lado da montanha, apesar de haverem alguns Pilotos "especulando" este projeto.
 
Morro do Anhangava, Foto Piloto Adriano Furlaneto -Junho-2013
 
  A felicidade bateu na minha porta no dia de hoje e ela não veio sozinha, trouxe seu filho que ainda era um bebe da ultima vez que eu tinha visto. Diretamente da Alemanha para o Brasil meu mestre, instrutor, companheiro e amigo Lucio Flávio Almeida me deu o prazer em revê-lo. Não fosse só sua presença, o que bastava, presenteou o Baitacão com uma MEGA ANTENA de Rádio UHF bacana, além de um PTT e uma farta quantidade de material escrito sobre Montanhismo e Voo Livre no Paraná quando estes esportes ainda estavam sendo introduzidos por aqui. Preparem-se pois os "pergaminhos" que o amigo Lucio nos trouxe estavam bem guardados e tem artigo sobre Montanhismo a partir de 1978 e também os famosos CRÉU CRÉU do Vitamina sobre Voo Livre. Obrigado Lucio Flávio...
Lucio Flavio Almeida foi quem introduziu o Parapente no Estado do Paraná
 
    Nesta semana FOI FOGO mesmo, infelizmente estima-se que foram perdidos aproximadamente 4 hectares de Serra (O levantamento Oficial ainda não foi feito), não se sabe as causas mas o vento soprava na direção Noroeste e avançava diretamente sobre a principal área da Serra do Mar Paranaense colocando-a em perigo iminente.
Incendio Florestal no Morro Pão de Loth - Agosto-2013 - Foto Harvey Schlenker
 
Fogo no Pão de Loth - Foto Lineu Filho tirada de Curitiba (PR) - Jornal Tribuna do Paraná
 
 
   A experiência interessantíssima que ficou foi verificar a mobilidade logística do pessoal combatente. Por impedimentos pessoais não pude colaborar diretamente na mobilização, iria a noite mas as atividades foram interrompidas no período noturno, o relevo íngreme, sem trilhas e ainda com buracos perigosos em alguns pontos do Morro colocariam as vidas dos Voluntários em risco, inviabilizando o combate.
 
Fogo no Pão de Loth - A Foto postada por Adnan Brentan foi a primeira a circular o alerta na NET.
 
   Por alguns momentos percebi daqui desta maquina o quanto uma possível tragédia pode UNI as pessoas em torno de um mesmo objetivo. Prefeitura Municipal de Quatro Barras, IAP (instituto Ambiental do Paraná), Corpo de Bombeiros - Grupo GOST, FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo), Moradores locais e Voluntários se agilizaram rapidinho e no final daquela noite estava tudo pronto para o Combate efetivo no dia seguinte, para não corrermos o risco de esquecer alguém deixamos de citar nomes mas creio que pelo menos 1000 pessoas se preocuparam e uma centena estava disposta a colaborar no combate.

 Contrariando a expectativa da previsão do tempo, a precipitação desta noite foi alta e a FEPAM confirma que vistoriou o local hoje cedo em companhia da equipe do Grupo GOST do Corpo de Bombeiros e postou a seguinte nota:
 
AVISO FEPAM!
 
" Bom dia a Todos.
Incêndio Controlado aq no Pão de Loth.
Chegamos as 5h30min no pé do morro. 3 Bombeiros do GOST sendo orientados pelo Ten Giovane subiram as 5h45min, chegando ao cume por volta das 6h25min a equipe chego ao cume, avaliando todo a área da montanha. Sem foco de incêndios, nem brasa. Na trilha com muita água escorrendo.
Agradeço a todos os montanhistas que nos ajudaram direta e indiretamente na situação. Em especial ao Guga e o Nativo que permaneceram durante todo o sinistro.

Abraço e todos
Nelson Augusto Mendes - PEXE "
 
   O Baitacão do Anhangava manda os Parabéns ao pessoal, em nome de todos aqueles que apreciam a Natureza e prezam para sua conservação aos "filhos do futuro", nosso MUITO OBRIGADO MESMO, VALEU!
 
A VIGILÂNCIA CONTINUA, VAMOS FICAR DE OLHO E AO MENOR SINAL DE FUMAÇA VERIFICAR, APAGAR e ALERTAR SE FOR REALMENTE PRECISO!
 
Segunda-feira vem a REVISÃO DO BAITACÃO,
 
Abraços,
 
JN
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!