MORTE NAS ESCALADAS EM ROCHA – PORQUE NO BRASIL NÃO SE DISCUTE AS CAUSAS DOS ACIDENTES?

MORTE NAS ESCALADAS EM ROCHA – PORQUE NO BRASIL NÃO SE DISCUTE AS CAUSAS DOS ACIDENTES?
  
 Assim  como o resto do mundo da comunidade de Montanhistas e Escaladores, fiquei abalado com a noticia da Morte do extraordinário Escalador Italiano Tito Traversa de apenas 12 anos sobre a qual acabo de receber um link com mais uma das versões técnicas da causa do Acidente.
 
 

Foto Tito Traversa - Moutain Blog
 
  A informação, aparentemente “Oficial”, dá conta de que ele estava com equipamento adequado mas costuras utilizadas de forma errada, que alguém havia preparado para ele, segundo revelado por várias fontes a fita foi invertida deixando toda carga apenas nas borrachas que servem para aperta-la junto aos mosquetões da costura, ele sentou na cadeirinha e caiu aproximadamente 20 metros fazendo um “zipper”, arrancando as proteções.
  Em menos de um ano tivemos três acidentes fatais envolvendo escaladores no Brasil, o que deve ser considerado um numero alto na média dos últimos 100 anos da pratica do Esporte, muito se comentou sobre as tragédias e a Morte de três jovens companheiros mas pouco ou quase nada foi divulgado sobre os fatores que levaram a ocorrência dos fatos.
   Comparo então com um Esporte do qual sou adepto e apaixonado, o Parapente, um esporte de Alto risco, mas se considerarmos a relação entre o numero de praticantes, que já passa dos 5.000 no Brasil e o numero de acidentes fatais ocorridos, será notório que este índice está abaixo da média dos casos de morte dos praticantes da Escalada em Rocha no Brasil. Interessante é saber que quase 100 % das “inconformidades” ocorridas tem origem na falha humana das pessoas envolvidas.
   O Voo Livre é encarado de forma técnica pelos seus praticantes, ninguém voa se não estiver habilitado e frequentado um Curso Basico, os Acidentes e Incidentes são analisados técnicamente para avaliar suas causas e divulgado para a comunidade de Pilotos, com intuito de se evitar novas tragédias. Esta na hora das Associações, Clubes, Academias e Federações assumirem a análise técnica dos Acidentes e Incidentes que estão ocorrendo nas Academias e Montanhas e Sitios de Escaladas no Brasil, afim de proporcionar melhores condições de segurança aos Montanhistas e Escaladores Esportivos.
   Sabemos que normalmente um incidente ou acidente nunca é gerado somente por um motivo, ele é fruto de uma sucessão de erros geralmente imperceptíveis ao praticante que o comete e em alguns casos são notados por culminarem em lesões pequenas ou graves. A responsabilidade sobre a segurança está na mão do Escalador que vai na ponta e é ele quem deve decidir, analisar e verificar se os equipamentos e procedimentos técnicos de segurança estão corretos, simplesmente porque sobre ele recairá toda a consequência se algo der errado.
    O Fato é triste e lamentável e deixa todo mundo abalado, família, amigos e companheiros perdem o chão quando recebem uma noticia ruim destas, mas isto não impede que se façam estudos e análises para que tenhamos laudos técnicos adequados sobre os casos contribuindo com a segurança dos praticantes de Montanhismo e da Escalada Esportiva.
   Ficamos aborrecidos quando isto acontece e espero não ter que ler ou divulgar artigos e noticias tão tristes!
 
Abraços,
 
Julio Nogueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...