FINAL DE SEMANA NO MORRO DO ANHANGAVA – DIAS 06 e 07 de Abril – 2013.


FINAL DE SEMANA NO MORRO DO ANHANGAVA – DIAS 06 e 07 de Abril – 2013.
 

  Caboclo chega cedinho, o Sol nem havia nascido, deixa seu carro no Baitacão e junto com seu companheiro,  sobem a trilha, quietinhos caminham apressadamente Morro acima, chegam na Pedra do Almoço, tomam uma água e começam a tirar das mochilas uma parafernália de Ferros e Cordas. De repente eles parecem estar loucos, se amarram nas pontas das cordas e começam a subir as paredes.
   Andorinhas, Angela, Chaminé do Corvo, Caninana, Fissura de Mão e lá vão eles num tal de sobe e desce desenfreado. Que é que estes danados estão aprontando? Anhangava é o berço de TODOS os Montanhistas Paranaenses, dizem que ele é uma MONTANHA ESCOLA. Humm, agora entendemos os nossos “Caboclos”, são alunos do Anhangava treinando para ir escalar uma grande Montanha.
   Foi assim que rolou o FINAL DE SEMANA no Morro do Anhangava, muito SOL e CÉU Azul no Sábado e meio Cinza, mas seco no Domingo. Os “Caboclos” Montanhistas e os Escaladores Esportivos subiram, treinaram, ralaram e deixaram fragmentos dos seus dedos em quase todas as escaladas do Anhangava.
  Também teve gente Pedalando, Correndo e Caminhando enquanto os caminhos verticais sobre as Pedras também estavam bastante ocupados. Os Setores com as escaladas de Grau inferior foram os mais procurados e dentre tanta diversão quase tivemos um grave acidente.
   Contam que o “Caboclo” escalador chamado “Não sei quem”, simplesmente resolveu limpar todas as suas costuras ao longo da via RS, deixando apenas a costura no CRUX da Barriga. Pois bem, ao fazer o domínio sua única costura se soltou e ele ficou somente com a corda pendurada no vazio, sem qualquer segurança. “Não sei quem” teve muita sorte de não cair ou simplesmente se soltar, acreditando que estava clipado, mas não estava.
   Após eu postar no Facebook o “Causo do Não sei Quem”, recebi várias informações de pessoas que viram outros Causos de mau uso ou desuso de equipamentos, por desvio de atenção ou desconhecimento de causa de alguns “Não sei quens” . Eu também já vi dezenas de abusos, na era da “Pré-Historia” quando eu era um jovem escalador, mas não pensei que em um tempo de modernidade onde informações, cursos, equipamentos estão disponíveis para qualquer um que pretenda praticar a Escalada Esportiva ou o Montanhismo.
   Se liguem moçada e se possível orientem o Escalador que estiver cometendo uma imprudência na sua frente, isso nós sempre fizemos quando o “Caboclo N” tinha pouca experiência e conhecimento sobre os procedimentos técnicos de Segurança. Sempre que possível tenho lido atentamente os Escopos de diversos Cursos de Escalada Esportiva e também de Montanhismo, assim como faço com os artigos sobre o assunto.
   Refinando todas as informações espalhadas por ai podemos concluir que apesar de todo o aparato estrutural existente no Brasil com Blogs, Sites, Faces, Revistas Especilizadas, Guias de Escalada, Lojas de Equipamentos, Confederações, Federações, Clubes e Associações de Montanhistas e Escaladores, Grandes Ícones no Cenário Nacional e Mundial e Milhares de Vias espalhadas em diversos Sítios e Montanhas Brasileiras, o cenário apresentado atualmente encontra-se fragmentado e disperso entre as centenas de Tribos formadas por Grupos de Amigos Escaladores e Montanhistas.
   Via de regra cada um defende o seu lado, isto é natural do ser Humano, no entanto quando o assunto é SEGURANÇA, todos somos cúmplices na medida em que não orientamos os mais desavisados sobre a existência de Princípios e Conceitos, Técnicos e Filosóficos, principalmente dentro do Montanhismo, uma atividade complexa que vai muito além do simples Escalar.
   Não é para desanimar, principalmente porque a Temporada de Montanhismo está para Abrir e a Natureza da Serra do Mar Paranaense nos foi generosa, oferecendo um cardápio farto e rechedo de Aventuras e Emoções, agora o “Caboclo Não sei Quem “ tem que se espertar!
   Ahh sim, a janela para Voo abriu no Sábado de Céu Azul o dia todo, a condição de ventos fracos e sem formações de Nuvens permitiria ao “Caboclo Voador” pelo menos um Voo Prego. Fora isso correu tudo bem e não tivemos noticias desagradáveis.
   A Escola Marumby Montanhismo realizou o seu Curso Básico de Escalada no sábado e Domingo. Ficamos impressionados, mas não surpresos, com a Organização do Nativo e da Simone. Além da boa estrutura, eles tem plano de emergência e seguro para os alunos, o que para mim é uma novidade.
   Tivemos também a presença de pelo menos uma centena de Escaladores e Montanhistas, alguns famosos como Irivan Burda, Marcelo Santos (Bonga) e Waldemar Niclivks, com destaque para a sua fiel maquina de transporte terrestre, chamada ANDINA. Não tão famosos e nem por isso menos importantes, constatamos a presença de outros Grupos de Amigos e Familias que também passaram pelo Baitacão.
  Esperamos que os próximos finais de semana sejam sempre assim e todos possam aproveitar para Caminhar, Escalar e Voar no Morro do Anhangava, repeitando a Natureza do Morro e dos outros visitantes também.
   Na próxima Sexta sai a PREVISÃO DO BAITACÃO para o final de semana dos dias 13 e 14 de Abril, 2013. Confiram.
Abraços,


JN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!