Assalto na trilha e final de semana com céu cinza, marcaram o final de semana no Morro do Anhangava.


Assalto na trilha e final de semana com céu cinza, marcaram o final de semana no Morro do Anhangava.

   Infelizmente começamos o resumo do final de semana com uma noticia lamentável. Um grupo com 8 excursionistas foram assaltados perto da primeira bica, na trilha do morro do Anhangava. As vitimas contaram que 2 elementos armados e encapuzados renderam o grupo e levaram todos os seus pertences, Mochilas, Calçados e Celulares. (http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1363387) .
   O Grupo recebeu apoio de alguns Montanhistas veteranos que também desciam a trilha e os encontraram assustados e descalços. Imediatamente foi acionada a BASE BORDA do IAP e comunicada a Policia Militar que se mobilizou rapidamente ao local, mas já estava escuro e os assaltantes fugiram. Uma Kombi cor Branca e com os vidros também brancos foi vista passando pela Borda do Campo em velocidade acima do normal, o que tornou este veiculo suspeito, mas há que se ter cuidado para que não seja cometida uma injustiça, existem muitas Kombis Brancas circulando por Quatro Barras e Borda do Campo, a maioria são de trabalhadores honestos.
   Algumas pessoas reclamaram hoje cedo nas redes sociais sobre a Fiscalização do IAP, lembramos que o IAP, Instituto Ambiental do Paraná, tem função de proteger o Meio Ambiente e não exerce a função de Policia, mas eles sempre colaboram acionando os órgão competentes em caso de Acidentes, Incidentes, Incendios e Crimes contra a pessoa. Em anos anteriores já houve reclamação para o IAP sobre pequenas batidas nos carros que ficam estacionados na rua, em frente ao Baitacão, mas infelizmente os proprietários ficaram no prejuízo e o órgão nada pode fazer a respeito porque esta também não é de sua competência.
  Além da melhoria na qualidade do Cadastro de Visitantes, que já é feito hoje, outros questionamentos sobre a revista nas mochilas dos visitantes e um melhor policiamento no Morro do Anhangava foram levantados, mas até o momento nada de concreto foi realizado, contamos somente com a ajuda dos Fiscais do IAP e da Policia Militar (190).
   Teve gente que comentou em não ir mais ao Morro do Anhangava, com medo dos assaltos. Não podemos concordar com isso, fugir do problema abandonando o local à mercê dos bandidos não é a solução mais adequada. Montanhistas e a comunidade dos frequentadores do Morro do Anhangava devem pedir providencias imediatas aos Órgãos competentes sobre a Segurança, principalmente nos finais de semana e feriados, mas infelizmente talvez isto só deva acontecer somente depois de algum evento mais grave, como por exemplo um LATROCÍNIO ocorrer em alguma trilha da serra.
   A PREVISÃO DO TEMPO BAITACÃO, postada na ultima sexta-feira foi confirmada por São Pedro, choveu no sábado e o Domingo foi mais seco. Tivemos alguns visitantes caminhando e escalando no Morro. Não houve janela para Voo de Parapente, conforme havíamos previsto , mas recebemos a visita do Dr. Gil Perkarz, Geólogo e experiente Montanhista e Piloto, aproveitou seu tempo para uma caminhada no morro. A boa noticia de ultima hora acaba de chegar, contando que neste exato momento tem Paraca voando no Morro, pena que é segunda-feira e nós "pobres mortais" trabalhadores não podemos desfrutar também.

   Na próxima sexta não percam as novas previsões do Baitacão.

Abraços,

JN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!

Ao contrário do que muitos pensam, as crianças vão poder Pedalar, Caminhar e Escalar neste final de semana, mas tem que chegar BEM CEDO no Anhangava para aproveitar!

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!