SANTO INACIO - PARAISO DA ESCALADA ESPORTIVA NO BRASIL.

SANTO INACIO - PARAISO DA ESCALADA ESPORTIVA NO BRASIL
Ainda não é, mas vai ser...

   Quando passei dez meses no sertão da Bahia em 2011, tive a oportunidade de conhecer muitos lugares bonitos. Finais de semana lá ia eu me enfiar em alguma serra, dentro dos Boqueirões fuçar escrituras rupestres ou tentar encontrar uma rampa para voo. Num desses dias visitei Santo Inácio, fica perto de Xique Xique (Não é o de Igatu), num lugar isolado onde vive uma comunidade pequena formada por descententes dos mineradores de diamantes que se instalaram lá durante aquele ciclo economico.
   Fiquei surpreso quando cheguei perto daquelas torres de pedra, sólida e abrasiva. Pensei de cara: - Ahh meus 20 anos , mas isso já foi outro tempo. Como estava sozinho e sem equipamentos, dei uma subidinhas fáceis e procurei não passar dos 10 metros para não dar "sopa ao azar". Isto foi suficiente para eu compreender que ali existe um lugar para escalada espetacular, só falta ser melhor explorado pelos escaladores brasileiros.
   Sem sombra de dúvidas Santo Inácio será no futuro a "Patagonia" dos Escaladores Esportivos e pode enquadra-lo como um Sitio Internacional de Escalada Esportiva, são centenas de torres e milhares de vias para serem abertas. As fotos abaixo podem explicar melhor o que estou tentanto dizer: 





   Torres que variam entre 30 a 50 metros de altura, centenas de Boulders, Agarras de todos os tipos e chão coberto de areia branca, são os temperos que fazer deste lugar um paraiso perdido.  
   Portanto, em sua próxima visita na Chapada Diamantina , programe-se para viajar mais uns 300 Km e visite Santo Inácio, BA.
 
Abraços a todos e boas escaladas,

JN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...